sexta-feira, 4 de abril de 2008

Baixando e Instalando o GAMBAS

GAMBAS - O QUE É?

Gambas é um ambiente gráfico de desenvolvimento, substituto do VB, q roda em Linux. Foi desenvolvido pelo francês Benoit Minisini.


Diferenças

Embora o Gambas não tenha o objetivo de ser um clone do VB, ele ainda é BASIC. No entanto, existem muitas sermelhanças entre as duas linguagens, e muitas relações um-para-um entre suas características. Existem mais sermelhanças do que diferenças, mas não podemos simplesmente copiar um antigo qualquer ou projecto e esperar que o compilador compile no Gambas.


As Principais Diferenças:

O Visual Basic tem o código de uma classe dentro de cada formulário ou objecto, resultando em um único arquivo que define a lógica e a interface. O Gambas mantém as duas coisas separadas, em arquivos .form e .class.

No VB, arquivos de diversos projetos podem estar misturados em um único diretório. No Gambas, cada projeto tem o seu diretório. As medidas de tela no VB são feitas em "twips", unidades de 1/1440 de polegada. Gambas usa uma medida mais apropriada, os "pixels".


O que Gambas tem, que o VB não tem?

- Ao contrário do VB, podemos escrever diretamente para a saída padrão; a interface gráfica é opcional.
- Gambas possui o conceito de control groups, que permitem lidar com eventos originados de diversos componentes a partir de uma única subrotina. Isto reduz a necessidade de código redundante, a chance de erros, e ainda permite várias coisas que os índices do VB fazem - e muitas outras que o VB não faz.

- Enquanto o VB torna impossível rodar programas sincronamente e receber saídas sem o uso de complexas chamadas à API do Windows (Shell apenas executa um programa em background), Gambas permite que isto seja feito através dos comandos SHELL e EXEC, e do objecto Process. Isto permite que aproveitemos uma miríade de recursos proporcionados por programas externos, criando front-ends para programas de linha de comando. Isto poderá representar um factor decisivo para o surgimento de cada vez mais ferramentas gráficas no Linux.

- Além de lidar com programas externos, podemos manipular os dispositivos como se fossem arquivos (/dev), obter informações do kernel (/proc), ou usar pipes para trabalhar em conjunto com outros programas do Unix.

- Podemos criar janelas de formatos variados, não estando restricto a um retângulo. Para isso precisamos apenas ajustar a propriedade ME.Mask de uma janela, definindo áreas transparentes. O Visual Basic requer chamadas da API e um pouco mais de trabalho.

- Podemos também embutir um formulário dentro do outro. Já está em desenvolvimento o componente Network. De acordo com Daniel Campos(criador), o componente encontra-se em versão beta, e já oferece funcionalidades tais como clientes DNS/NIS, cliente e servidor para sockets TCP, UNIX e UDP ("datagramas"), e SerialPort - uma classe para gerenciar dispositivos seriais (RS-232, etc...).

- A interface de desenvolvimento do Gambas foi escrita em Gambas, permitindo que customizemos o ambiente de trabalho de maneira ilimitada, expandindo e utilizando seu conhecimento da linguagem.

- O Gambas é um software livre, e funciona em uma plataforma inteiramente livre, oferecendo total liberdade de uso, aprendizado, As cópias e destribuições não têm custos.

Partes do texto extraídas de http://www.tux-linux.net/wiki/index.php?title=Programacao_Gambas


INSTALANDO

No Gerenciador de pacotes Synaptic (Menu Sistema/Administração/Gerenciador de Pacotes Synaptic) procure por Gambas.


Selecione a opção "Gambas 2";
Clique em "Marcar para instalação".

O Gerenciador de pacotes será responsável por baixar e instalar todos os arquivos necessários.
Clique em "Aplicar".


Na janela "Resumo", confirme se realmente estará instalando os pacotes do Gambas.
Clique novamente em "Apilcar".

O Synaptic iniciará o processo de Download.


Após feito o Download, será iniciado o processo de Instalação.

PRONTO! Seu Gambas já está instalado.

Clique no menu "Aplicações/Programação" e confirme se o Gambas aparecerá.


No próximo tutorial o testaremos...

4 comentários:

Anônimo disse...

Noossa, muito bom esse tutor
Gostei muito, era o que estava procurando.
Procurei em vário sites e não encontrei
nada sobre o Gambas.
Muito obrigado Pamella,a internet está
precisando de blogs desse estilo, nada muito técnico e sim mais prático.

bjo

Adro J. C. Almeida disse...

Parabéns... Muito bem explicado! Nota 1000.

Unknown disse...

Muito bom mesmo, principalmente para novos usuários - André Scafura

Anônimo disse...

Parabéns!! Estava procurando uma linguagem parecida com VB para linux.